A importância do armazenamento correto de sementes
Uma das principais etapas para garantir que sementes de qualidade se tornem frutos de excelência é o armazenamento. Isso porque a sua função é preservar as qualidades iniciais do produto, evitando a sua deterioração (envelhecimento).
Sendo assim, é muito importante que o armazenamento seja realizado em um local apropriado, seco, seguro, bem arejado, ausente de pragas e insetos e com a umidade do ar compatível com o produto a ser armazenado.
ARMAZENAMENTO DE SEMENTES NO BRASIL
O processo de armazenamento de sementes se inicia após a maturidade fisiológica, ainda no campo, mesma fase na qual a deterioração também é iniciada. É importante ressaltar que as diferentes etapas da produção de sementes devem ser consideradas conjuntamente para a obtenção de um produto de alta qualidade, já que uma influencia diretamente na outra. Somente o material de boa qualidade deve ser armazenado.
Segundo estudos da Embrapa Agricultura Digital (CNPTIA) no Brasil, de modo geral, as condições climáticas são desfavoráveis ao armazenamento de sementes em condições naturais de armazém aberto, o que é geralmente recomendado em climas frios. Nestas condições, as sementes da maioria dos cereais, por exemplo, são armazenadas por 5 a 9 meses, podendo permanecer por um a dois anos, sem que apresentem problemas sérios de deterioração.
O problema de deterioração durante o armazenamento é uma constante e alguns lotes de sementes muitas vezes ficam comprometidos quanto à sua viabilidade mesmo antes do plantio seguinte.
RISCOS DO ARMAZENAMENTO INADEQUADO
O armazenamento de forma correta tem como principal objetivo, como já foi citado, a manutenção destes insumos, trazendo longevidade até o plantio da safra seguinte. Então, além de não perder toda uma produção, um armazenamento inadequado também traz outros riscos:
– Focos de infecção;
– Redução da qualidade do plantio;
– Atrasos no plantio e danos à colheita.
PRINCÍPIOS GERAIS DO ARMAZENAMENTO DE SEMENTES
Depois de todos os pontos que ressaltamos sobre a importância do armazenamento correto de sementes, conheça os fatores que influenciam na qualidade das mesma e que necessitam de atenção especial nesta etapa:
1) A qualidade da semente se dá no campo. O armazenamento apenas a mantém.
2) A oscilação de temperatura (frio/calor) também é um agravante no armazenamento de sementes, não somente a alta temperatura. Quanto maiores esses fatores, maior será a atividade fisiológica da semente.
3) A umidade é mais importante do que a temperatura.
4) A cada 5,5°C de decréscimo de temperatura aumenta o dobro no potencial de armazenamento, no intervalo de 0 a 45°C.
5) A cada 1% de decréscimo na umidade, dobra o potencial de armazenamento, na faixa de 4 a 14%.
6) A umidade da semente é função da umidade relativa e em menor escala da temperatura.
7) Ideal que seja armazenada em lugar refrigerado, como na geladeira, evitando a porta da geladeira, visto que é o local que mais sofre com a oscilação de temperatura.
8) Sementes imaturas e danificadas não armazenam bem, enquanto as sementes maduras e não danificadas armazenam bem.
9) O potencial de armazenamento varia com a espécie.
10) Nossas embalagens são hermeticamente fechadas e garantem um bom armazenamento das sementes.
11) Recomendamos que utilizem todas as sementes de uma vez para garantir a ótima germinação de sementes. Não sendo possível, feche a embalagem retirando todo o ar e armazene em local apropriado já mencionado.
BLUESEEDS
Aqui na Blueseeds trabalhamos para fornecer aos produtores a melhor solução possível para as suas necessidades e garantir que nossos parceiros permaneçam competitivos em um mundo constante de mudanças.
Por essa razão, sempre levamos em consideração as condições edafoclimáticas de cada região do Brasil e atuamos com foco nas particularidades dos agricultores e do mercado, visando uma maior produtividade e credibilidade.
Somos referência nacional na excelência da qualidade e avanços genéticos!
Entre em contato e fale com nossos especialistas!
Blueseeds: sementes de alto desempenho
Fontes: LAS (Laboratório de Análise de Sementes) da Universidade Federal de Santa Maria / Embrapa Agricultura Digital (CNPTIA)