PORTA ENXERTO – YAMATO / BS PE0121

Tomate é a hortaliça mais consumida do país e Brasil é a quarta nação do mundo que mais comercializa o produto, promovendo aproximadamente R$12 bilhões/ano (Euromonitor,2020). São 3.679.160 toneladas de tomates produzidos em área total de51.907hectares (IBGE,2021).

A produção e a qualidade dos frutos de tomate são afetadas por diferentes fatores, seja de natureza biótica, como pragas e doenças, ou abiótica, como salinidade, estresse hídrico, dentre outros. E para driblar os desafios da produção, os agricultores devem adotar técnicas de manejo que o permita ser competitivo mesmo em condições desfavoráveis.

A enxertia é uma técnica alternativa a outros métodos de controle de doenças e que não prejudica o meio ambiente. O uso de porta enxerto possibilita o cultivo em áreas contaminadas por patógenos de solo, podendo proporcionar vigor ao cavaleiro e confere habilidades a determinadas condições edafoclimáticas (tolerância ao déficit hídrico, excesso de umidade, alcalinidade e salinidade do solo).

Além disso, existem porta enxertos que induzem o florescimento, aumenta o número de pencas na planta e promove o aumento de peso dos frutos, sendo assim, afetam diretamente a produtividade do tomateiro.

Desempenhos como estes mencionados acima, foi observado através de uma pesquisa local em 2022 na Estação da Blue Seeds em Mogi Guaçu, SP para avaliar o comportamento das interações dos porta enxertos

YAMATO e BS PE0121 com os híbridos BHN. Evidencia-se que as respostas se diferem de acordo com a afinidade entre o cavalo e o cavaleiro. YAMATO é um porta enxerto vigorizante com alta tolerância às principais doenças de solo, como Ralstonia Solanacearum (murcha bacteriana), Fusariumraças 1,2 e 3, Fusariumcrown, Pyrenochaeta lycopersici, Verticilium raças 1; Nematoide das Galhas e TMV(mosaico do tabaco). Também intensifica significativamente a cobertura foliar, diminui a distância entre os internódios e incrementa efetivamente na produtividade dos ponteiros das plantas. Promove um aumento na produtividade em média de 20% a 35%.

BS PE0121 é um porta enxerto que apresenta vigor mais equilibrado a planta, esedestaca pela alta tolerância ao Verticilium raças 1 e 2, além da Ralstonia solanacearum(murcha bacteriana), Fusarium raças 1,2 e 3, Fusarium crown, Pyrenochaeta lycopersici eNematoide das Galhas. Destaca-se a performance em aumentar o número de frutos napencaea precocidade na maturação dos frutos. Promove um aumento na produtividade emmédiade15% a 30%.

Para ter acesso a matéria completa desta Avaliação, baixe o arquivo em PDF e veja a performance dos porta enxertos com os principais híbridos da Blue Seeds.

 

CLIQUE PARA BAIXAR

 

Encontre o representante mais próximo da sua região acessando a aba “Representantes”, selecione a sua região, faça o contato e tire suas dúvidas.

Entre em contato e fale com os nossos especialistas!

Blue Seeds: cultivares de alto desempenho.

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário