Ter uma horta em casa é uma ótima maneira de ter alimentos frescos e saudáveis à disposição, além de proporcionar uma conexão com a natureza e estimular o cultivo sustentável. No entanto, para aproveitar ao máximo os benefícios de uma horta em casa, é importante entender como realizar a manutenção adequada. Aprenda com a Blue Seeds a explorar os benefícios de uma horta em casa, os diferentes tipos de horta que você pode cultivar e como fazer a manutenção de cada um deles!

 

Uma horta em casa oferece diversos benefícios tanto para a saúde quanto para o meio ambiente. Em primeiro lugar, cultivar suas próprias plantas permite que você tenha acesso a alimentos frescos, naturais e ricos em nutrientes. Além disso, a jardinagem é uma ótima forma de relaxamento e alívio do estresse. Acompanhar o crescimento das plantas, cuidar delas e colher os frutos é uma experiência gratificante.

Mas, se você já se convenceu de que a horta em casa é uma ótima opção para ter uma vida saudável e já começou a colocar a mão na massa – ou na terra -, sem dúvidas deve ter enfrentado alguns dilemas: qual tipo de horta escolher, quais hortaliças plantar, como manter a horta em cada estação do ano, entre outras dúvidas.

Se você está buscando informações sobre como fazer a manutenção da sua horta, está no lugar certo!

 

Tipos de Horta em Casa

Existem diferentes tipos de horta que podem ser cultivados em casa, dependendo do espaço disponível, das preferências e contextos individuais.

Os tipos mais comuns são:

  • Horta no chão: é uma opção tradicional em que as plantas são cultivadas diretamente no solo do quintal ou jardim. Nesse tipo de horta, é necessário preparar o solo adequadamente, removendo ervas daninhas, descompactar o solo utilizando ferramentas apropriadas e incorporar matéria orgânica, calcário e adubo para enriquecer a terra. É importante garantir uma boa drenagem e exposição solar para as plantas. A horta no chão oferece espaço amplo para o crescimento das plantas e é adequada para o cultivo de hortaliças maiores, como tomates, abóboras, mas também funciona para o plantio de alface e rúcula, por exemplo.

 

Horta em canteiros: por outro lado, a horta em canteiro envolve a construção de estruturas elevadas, como caixas de madeira ou blocos de concreto, onde o solo fértil é colocado para o cultivo das plantas. Os canteiros elevados são preenchidos com solo de qualidade ou substrato a base de turfa.  Além disso, os canteiros também podem ser elevados facilitando o acesso e a manutenção da horta, tornando o cultivo mais confortável. Essa opção é especialmente útil quando não se tem área com solo naturalmente disponível no local.

 

  • Horta em vasos: A horta em vasos é perfeita para quem possui espaços limitados, como varandas, sacadas ou até mesmo janelas. Nesse tipo de horta, as plantas são cultivadas individualmente em vasos de diferentes tamanhos. É importante escolher vasos com boa drenagem e tamanho adequado para o desenvolvimento das raízes das plantas. A horta em vasos permite o cultivo de ervas, temperos e hortaliças de menor porte, como alface, rúcula, tomates de crescimento indeterminado e pimentas. A vantagem desse tipo de horta é a mobilidade, permitindo ajustar a exposição solar conforme necessário, perfeita para quem possui um espaço limitado, como apartamentos. É possível cultivar diversos tipos de ervas, temperos e hortaliças em vasos de tamanhos variados, desde que haja acesso à luz solar adequada.

 

  • Horta vertical: consiste em aproveitar as paredes ou grades para cultivar plantas. As hortas verticais economizam espaço e podem ser utilizadas para o cultivo de ervas, hortaliças de folhas verdes e até mesmo morangos.

 

Manutenção da sua horta em casa

Para começar, é preciso entender que o bom desenvolvimento das hortaliças depende de três fatores principais. A qualidade e característica genética da planta, o trato cultural e o ambiente. Cada um destes fatores combinados irá influenciar no crescimento, qualidade e aproveitamento das suas hortaliças.

De forma geral, hortaliças precisam de apenas alguns cuidados básicos para se desenvolverem com facilidade: quantidade certa de água e luminosidade, solo rico em nutrientes e proteção contra pragas e doenças que possam afetar a produtividade das hortaliças.

 

Manutenção de horta no chão

A horta caseira feita diretamente no solo é uma das formas mais comuns e tradicionais de cultivo de hortaliças. Quando se trata de manutenção, é importante estar atento a alguns aspectos como a boa delimitação do espaço da horta. Tijolos, madeiras, garrafas pets, entre outros materiais, vão ajudar a cercar o espaço, evitando o fácil contato com as partes exteriores à horta e a perda da quantidade de água da irrigação. No entanto, deve-se evitar áreas alagadiças.

A frequência de irrigação pode variar. Em geral, é melhor regar as plantas profundamente, permitindo que a água alcance as raízes, em vez de fazer regas superficiais e frequentes. Isso promove o desenvolvimento de raízes mais fortes. O uso de um sistema de irrigação por tubo ou fita gotejadora pode ser uma boa opção para investir.

 

Todos os tipos de sementes são adequadas para o cultivo da horta no chão.

Manutenção de horta em canteiros

A diferença entre as hortas no chão para as hortas em canteiros é que elas possuem uma construção que as separa do solo, como caixas de madeira, PVC, entre outros materiais. Dessa forma, você pode decidir previamente a profundidade do solo que irá usar dependendo do tipo de hortaliça que quer plantar.

Os canteiros podem ser construídos no chão, mas também podem ser feitos em altura mais alta, usando uma base de concreto, tijolos, ferros ou madeira. A profundidade do solo será importante na hora de pensar sobre a irrigação e disponibilidade de luminosidade. Inicialmente, o solo pode estar mais úmido, mas, com o tempo evite que ele esteja encharcado sempre. O uso de camadas de substrato orgânico por cima da terra ajuda a oferecer nutrição e manter a umidade ideal.

 

No caso da horta em canteiro, sempre esteja atento com a disponibilidade de luz solar, todas as hortaliças necessitam de luminosidade.

 

 

Manutenção de horta suspensa ou em vasos

As hortas suspensas são a melhor opção para quem possui pouco espaço disponível. Ela é bastante comum em apartamentos e, além dos benefícios à saúde, ela também pode dar um toque de beleza no ambiente.

 

No entanto, é preciso estar mais atento ao fator de irrigação neste caso. Isso porque este tipo de horta pode dificultar a presença da água no solo ou acabar ficando encharcado demais. O sistema de irrigação por gotejamento também é uma boa opção, mas já é suficiente o controle por meio da percepção do solo com o dedo.

Vale se atentar para o fato de que as hortas suspensas costumam ser menos resistentes em termos de peso que as demais. Por isso, prefira hortaliças menores como alfaces, temperos como cebolinha e salsa.

No caso das hortas em vasos, mas sem suspensão, opte pelas hortaliças menores, como tomate indeterminado, temperos, couve flor, abobrinha, brócolis, beterraba, rúcula, alface, entre outros.

 

Dicas gerais para a sua horta em casa

  • Use sempre água de boa qualidade, sem contaminações ou substâncias tóxicas;
  • Plantas jovens exigem mais frequência de irrigação, enquanto que plantas adultas, maior volume. Sempre faça o teste com o dedo no solo para verificar a umidade e se há realmente a necessidade da rega.

 

Sua horta em casa com sementes Blue Seeds!

Trabalhamos com os melhores híbridos disponíveis no mercado para garantir uma colheita de sucesso.

Conheça as sementes do nosso Home Garden! Acesse: https://www.homegardenblueseeds.com.br/

Blue Seeds: cultivares de alto desempenho.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário