Desde a pré-História o Homem aprendeu que cruzar espécies com características mais adaptadas a determinados contextos entre si era uma boa maneira de criar um cultivo otimizado, a fim de solucionar restrições de espaço, clima, mão de obra e maior produção necessária para a subsistência.

Atualmente o melhoramento de plantas no Brasil é desenvolvido por diversas instituições e tem apresentado expressivas contribuições à sociedade, de importância econômica e social.

O melhoramento genético é uma metodologia que visa aumentar o potencial de produção de um plantio. Com ele, é possível produzir no mundo inteiro arroz, milho, carne bovina, suína, leite, laranja e muitos outros alimentos.

O melhoramento genético na agricultura

Os cultivares desenvolvidos em programas de melhoramento precisam atender aos três principais segmentos de uma cadeia produtiva: produtores, indústrias, distribuidores e consumidores. Os produtores anseiam por cultivares que apresentem maior produtividade e estabilidade de produção, de fácil manejo nos tratos culturais e adaptadas às condições climáticas adversas da região para onde foi desenvolvida. As indústrias necessitam de cultivares que ofereçam maior porcentagem de frutos íntegros e maduros na hora da colheita, maturação uniforme, frutos com elevado brix, de coloração vermelho intenso e alto rendimento na indústria. Os distribuidores desejam cultivares que resistam ao manuseio e ao transporte e, finalmente, os consumidores que exigem frutos de melhor qualidade e sabor, atendendo sua exigência. Portanto, novos cultivares somente terão sucesso se apresentarem, para os diversos segmentos da cadeia produtiva, alguma (s) vantagem (ns) em relação às já existentes no mercado.

 

Tomate processo produzido em Jaíba, MG

Tomate processo produzido em Jaíba, MG

 

Melhoramento genético é a aplicação de técnicas para se explorar o potencial genético das plantas. É uma ciência que estabelece hipóteses e as avalia pelo método científico com base no conhecimento em genética, estatística, biologia molecular, bioquímica, fisiologia, fitopatologia, entomologia e agronomia. As ciências por trás do melhoramento de plantas dão ao melhorista as bases para decidir quais genitores serão cruzados, qual o método de seleção a ser usado, quais progênies manter e qual cultivar lançar.

O melhoramento de plantas é a forma mais ecologicamente responsável de se aumentar a produção de alimentos, com a adaptação da planta ao ambiente. 

Os produtos gerados resultantes do melhoramento genético, na maioria das vezes, não são positivos. O padrão de procedimentos consiste na revisão do material genético, assim como na sua composição de linhagens híbridas e cruzamentos derivados.

Referência: DI 0037 / BSIS 0150 Blue Seeds

Referência: DI 0037 / BSIS 0150 Blue Seeds

Sementes híbridas: como é feito o melhoramento genético

A hibridação é o processo pelo qual as características de interesse dos parentais são combinadas ou transferidas para um terceiro cultivar. O objetivo é este híbrido apresentar as melhores características genéticas dos parentais.

Essa técnica costuma levar anos e para que as chances do melhorista aumentem na difícil tarefa de desenvolver um cultivar com todas as características desejáveis, será necessário que ele tenha a sua disposição: variabilidade genética, conhecimentos sobre a biologia floral, modo de reprodução, níveis e comportamento cromossômicos do germoplasma disponível, da herdabilidade dos caracteres perseguidos e correlação entre caracteres.

 

Referência: BS II0020 Blue Seeds

 

Melhoramento genético na produção do tomate de mesa 

Apesar de ser um fruto bastante versátil e de fácil adaptação em climas diversos, a utilização de sementes híbridas impulsiona o cultivo para diversos produtores.

Vantagens do melhoramento genético no tomate de mesa:

  • Alta produtividade
  • Elevado Brix
  • Alta tolerância a fungos, bactérias e viroses
  • Precocidade no ciclo
  • Plantas vigorosas
  • Plantas adaptadas para as diferentes condições climáticas
  • Firmeza dos frutos
  • Frutos graúdos e com maior peso
  • Frutos de melhor qualidade e com ótimo fechamento pistilar e peduncular
  • Frutos com cor vermelho mais intenso
  • Melhor sabor
  • Maior tolerância aos transportes
  • Maior shelf life
  • Menos perda na colheita
  • Novos tipos de frutos de diferentes colorações (vermelho, amarelo, laranja, pink, tigrado, chocolate, etc.)

 

Referência: BS Holambra Blue Seeds

 

Adquira Sementes Blue Seeds!

Trabalhamos com os melhores híbridos disponíveis no mercado para garantir uma colheita de sucesso.

Entre em contato e fale com os nossos especialistas!

Blue Seeds: cultivares de alto desempenho

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário